top of page

Professora Juliana Jota Dantas

pelosouvidosdafda

Meio ambiente, Docência e Coordenação.

Prof. Juliana Jota Dantas.


“O curso de direito é, na verdade, uma amostra de uma série de problemáticas que nós temos em nossa vida em sociedade”

- Professora Juliana Dantas em entrevista ao podcast Pelos Ouvidos da FDA (2021).




Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), egressa da FDA, possui especialização em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas em convênio com o Ministério Público do Estado de Alagoas (2009), Mestrado (2006) e Doutorado (2014) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área acadêmica de Direito, atuando principalmente nas searas do Direito Constitucional, Civil e na tutela jurídica de direitos transindividuais. Professora Orientadora do Núcleo de Estudos em Direito Civil e Constitucional (NEDC) da FDA/UFAL. Desenvolve produção científica com os seguintes temas: direito constitucional ambiental, jurisdição constitucional, limitações ao poder constituinte derivado e liberdades. Ex-coordenadora do curso de Graduação da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/UFAL), Juliana Jota Dantas compartilhou suas vivências e foi mais uma a contribuir para o acervo em construção.


Por que o Direito?


Quando adolescente, Juliana cogitava cursar medicina, pela intenção de cuidar do próximo que sempre possuiu. Contudo, ao analisar quais matérias e conteúdos preferia, percebeu que tinha mais afinidade com as matérias de humanas. Com o tempo, tudo caminhava para a área das ciências sociais aplicadas e o curso escolhido foi o Direito, especificamente pelo leque de opções que o curso oferecia. A professora, que sempre gostou muito de pesquisa, línguas estrangeiras e culturas diferentes, ficou cativada pela história do Direito, por conhecer o estudo comparativo do Direito e a matéria ambiental se destacou para um âmbito de estudo em aspecto internacional. A docência veio com diversas experiências que moldaram suas aspirações – Juliana chegou a ser professora de línguas estrangeiras, participou de monitorias e do PIBIC e, com o Mestrado, ela foi absorvida de vez para a docência. Apesar de ter tentado a área técnica, era a docência que lhe encantava de verdade.


DA SALA DE AULA À SALA DOS PROFESSORES


Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Alagoas, Juliana passou de ex-aluna a colega de seus antigos professores. Ela revela que até hoje, ao encontrar os colegas que foram seus professores, é muito difícil fazer um trabalho de pares e que, inclusive, já foi censurada por tratá-los por “senhor” ou “senhora”, mas é que, para ela, eles serão seus eternos professores.

As mudanças no curso também são destacadas pela docente: mudanças pelas transformações sociais, mudanças pelas alterações curriculares, mudança da composição das turmas e do funcionamento do curso. Ter sido estudante da FDA lhe ajudou a compreender bem essas mudanças, bem como garantiu que a empatia se fizesse presente em suas relações com alunos. “Quando eu estava como coordenadora e os alunos às vezes chegavam para ter uma conversa, explicar uma situação que acontecia, aconteceu comigo ontem, parece ontem, algo com que eu me identifico, algo que eu compreendo”, conta a Doutora.

Des. e Prof. Francisco Wildo.

A professora cita, ainda, professores marcantes de sua época como graduanda nomes como Erinalva Medeiros, professora de Filosofia do Direito; Fábio Marroquim, de Direito Administrativo; Paulo Lobo, de Civil; Andreas Krell, com Direito Ambiental, que foi orientador de Juliana em diversas fases de sua vida acadêmica; Marcos Melo e Gabriel Ivo, que são descritos como figuras ímpares da FDA por Juliana e, com especial apreço, ela menciona o saudoso professor Francisco Wildo, que foi seu professor de Processo Civil por dois anos e que acabou sendo seu sogro, uma pessoa que após seu falecimento, no ano passado, deixou uma grande saudade em seu ciclo familiar e que sempre será lembrado com carinho pelos componentes da Faculdade de Direito de Alagoas.


COORDENAÇÃO

“Foram anos difíceis, de muito desafio”

Sendo essa a contribuição à FDA da qual Juliana mais se orgulha, foi também um período de muito aprendizado pessoal para a antiga gestora. A coordenação a deu uma oportunidade de enxergar a FDA de um jeito diferente. Ela afirma que é muito mais fácil estar do outro lado e apontar as falhas, mas quando se está envolvido na gestão, aí sim se descobre como é, de fato, a realidade. Uma experiência de desafios, que não teria sido proveitosa se não fosse pelo apoio da direção, do trabalho expressivo dos servidores da coordenação, o apoio e a capacidade de elaboração de projetos dos alunos.

A pandemia, pela sua atipicidade, também teve sua cota de adversidades, como a falta do contato humano e a concretização do Período Letivo Excepcional, que foi a maior adversidade do atual período. Surpreendentemente, o período pandêmico não foi o maior desafio encontrado em sua jornada como coordenadora, mas sim o período de mudança da base curricular, em 2018, em que ela se sentiu cobrada a fazer algo para o qual não tinha o preparo requerido, sobretudo com a escassez de voluntários. Mas como todos os outros obstáculos, esse também foi vencido. Talvez seja por essa constante luta contra dificuldades que Juliana diz ter aperfeiçoado sua capacidade de resiliência. Este aprendizado importante, junto da refinação do seu lado humano, são parte de um legado que ela sempre carregará consigo.

Foram anos de muito trabalho e de um vasto aprendizado que trouxeram muitos frutos à minha existência. O reconhecimento cabe à nossa querida FDA, que vence suas inúmeras adversidades graças ao compromisso e abnegação de seus servidores técnicos, alunos e professores, em parceria constante.

- Professora Juliana Jota Dantas em publicação em seu Instagram (2021).


MEIO AMBIENTE


“Estudar o direito do meio ambiente (...) no âmbito internacional era extremamente sedutor para mim.”

O interesse na área surgiu antes mesmo da graduação, pois essa pauta, sempre a encantou. Com carinho, Juliana narra uma memória da infância, quando acompanhou uma conferência mundial que ocorreu no Brasil. Assistir aquilo nos jornais captou sua atenção e, posteriormente, a pauta ambiental se tornou um grande interesse em sua vida. Durante toda sua jornada acadêmica, o meio ambiente apareceu recorrentemente em suas produções.

Para Juliana, este é um tema sensível, especialmente pela ligação consequente com temas ligados a economia e produção de riquezas. A docente considera o estudo do Direito ambiental essencial para a compreensão da atual situação do meio ambiente no nosso país e faz um alerta “É preciso discutir o desenvolvimento sustentável!”.

A deficiência nas gerações antigas ao redor de uma educação especifica para tratar do assunto e a falta de um sentimento de participação democrática por parte da sociedade são razões pelas quais o assunto não é amplamente discutido. Juliana demonstra uma esperança de que isso se modifique no futuro, partindo do conhecimento de que a atual geração está atenta ao desenvolvimento sustentável.


FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS

Foto: Renner Boldrino

Professores Thiago Bonfim, Elaine Pimentel e Juliana Dantas recebendo mais uma vez o selo de recomendação da OAB.


Cenário de onde Juliana se tornou quem é hoje, a FDA é vista pela egressa como uma casa. Nascida de uma iniciativa improvisada e sonhada por um grupo de professores e que foi se adaptando às demandas de seu tempo, a FDA é exemplo de resiliência, graças ao grupo que a compõe.

No tocante da excelência do qual muito se orgulha, Juliana atribui isso como consequência da tradição na admissão de profissionais extremamente qualificados, ao corpo discente interessado em uma boa formação e ao corpo técnico que, apesar de todas as dificuldades, exerce com esmero suas funções para que não parem as atividades.

Seu conselho aos calouros é de que aproveitem a graduação e todas as oportunidades que ela oferece e que conheçam a responsabilidade de ser um aluno da Faculdade de Direito de Alagoas, para assim, ser parte atuante na manutenção de tal excelência.


 

“O conhecimento, não só o jurídico, amplia o seu horizonte.”

- Professora Juliana Jota Dantas, em entrevista ao podcast Pelos Ouvidos da FDA (2021).


“A docência foi minha paixão, a qual eu sucumbi”

- Professora Juliana Jota Dantas, em entrevista ao podcast Pelos Ouvidos da FDA (2021).


"A vida nem sempre sai como a gente tem esboçado, mas nem por isso significa que é ruim. São oportunidades que a vida oferece e que a gente tem que aproveitar ao máximo.”

- Professora Juliana Jota Dantas, em entrevista ao podcast Pelos Ouvidos da FDA (2021).


Todas as falas e citações foram retiradas da entrevista com Juliana Dantas para o podcast Pelos Ouvidos da FDA (2021). Para conferir a entrevista completa e ouvir esse e mais episódios, acesse o podcast aqui.



 

Комментарии


bottom of page